quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Militar da GNR suicida-se em São Brás de Alportel

Quinto suicídio de polícia no espaço de uma semana

É o oitavo militar da GNR a suicidar-se só este ano e o quinto polícia em apenas uma semana a acabar com a vida. O jovem estagiário da corporação deu um tiro na cabeça.

Daniel Gonçalves, jovem GNR de 24 anos, suicidou-se na segunda-feira, pelas 21 horas, no interior do posto da corporação em São Brás de Alportel. O acto terá acontecido após um jantar com colegas. Na casa-de-banho, o militar suicidou-se com um tiro na cabeça, adianta o CM.

Não foram apuradas as causas prováveis para o suicídio. Sabe-se que o jovem estava na GNR ainda em período de estágio. Este fim-de-semana tinha-se deslocado ao norte do País para estar com a família.

Este é o quinto polícia a acabar com a vida em apenas uma semana (quarto caso de suicídio na GNR). Só este ano, oito agentes mataram-se.

A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) considera que o número de suicídios e baixas psicológicas na corporação merecem um tratamento mais atento e sério e critica a ineficácia do Plano de Prevenção ao Suicídio, criado pelo Ministério da Administração Interna.

Além das causas pessoais, a APG aponta os motivos "primários potenciadores" do suicídio dentro da Instituição. A pressão e o stress inerentes a esta profissão de risco, assim como "as cargas horárias humanamente incomportáveis, adversas a um saudável equilíbrio familiar" têm cota parte de culpa.


Link da Notícia

1 comentário:

Salgueiro disse...

Daniel Gonçalves..
Camarada de Curso de Formação de Praças da GNR.

Conheci-te no dia 03 de Dezembro de 2008..

Ficarás para sempre!
Que a nossa vida seja uma eterna luta que faça justificar para que não exista mais mortes como a tua.

um abraço.